Ateliê "Fábrica Literária"
Como explorar o objeto livro como linguagem poética a partir do estado de ateliê?
No dia 18/01/25 (sábado) das 14h00 às 18h00 na Livraria NoveSete, vai acontecer o ATELIÊ FÁBRICA LITERÁRIA, um convite a refletir e experimentar o objeto livro, no formato códice, como linguagem poética. A ação, que possui vagas limitadas, é uma parceria entre esta plataforma de cursos livres e o projeto Mala Ateliê de JulliPop e Gui Rossi.
Qual é a provocação?
Certa vez, Julio Plaza escreveu: “Se os livros são objetos de linguagem, também são matrizes de sensibilidade. O fazer-construir-processar-transformar e criar livros implica em determinar relações com outros códigos e sobretudo apelar para uma leitura cinestésica com o leitor: desta forma, livros não são mais lidos, mas cheirados, tocados, vistos, jogados e também destruídos. O peso, o tamanho, seu desdobramento espaço-escultural são levados em conta: o livro dialoga com outros códigos.". É com base nessa citação que se deseja provocar cócegas no pensamento e nos sentidos dos inscritos.
O que é o ATELIÊ FÁBRICA LITERÁRIA?
É uma ação itinerante que convida para o gesto criativo de construir obras autorais de cunho literário a partir da Mala Livro e da experimentação de cinco estações de produção que exploram as materialidades.
Por meio da nutrição estética do trabalho artístico de Rube Goldberg, Guto Lacaz e Liliane Pardini, cada inscrito brinca com o fazer poético à luz da própria bagagem de vida, reconhecendo em seu cotidiano formas de enveredar pelo mundo da imaginação criadora.
O que está contemplado neste ateliê em questão?
cortesia de uma Mala Livro por inscrição
contextualização teórico-metodológica da proposição
acesso às cinco estações da fábrica literária
mediação brincante do livro Bagagem, de Liliana Pardini
indicação de obras literárias que dialogam com a proposta
indicação de obras teóricas que sustentam a reflexão-ação
partilha da experiência lúdica e do produto "final"
oferta de cupons de descontos especiais
O que tem dentro da malinha que será entregue aos participante no encontro presencial?
elemento-surpresa, que contribui para composição de uma (ou mais) histórias/poesias
capa de livro
agulha de costura
linha encerada colorida
papéis perfurados
frases-provocações
O que fazer com esta Mala Livro?
A malinha é um convite brincante a observar, perceber, sentir, lembrar, caminhar, refletir, inventar, escolher, combinar, relacionar, expressar (escrever, desenhar etc.), costurar, partilhar... viajar pelo mundo das composições literárias.
Qual é a proposta desta ação brincante?
A malinha-ateliê é o passaporte para uma experiência lúdica com a fisicalidade do objeto livro enquanto linguagem poética. Com essa fabriqueta de histórias e poesias em mãos, cada pessoa inscrita tem acesso a cinco estações, que lhe permite viajar para um mundo de possibilidades, onde, por exemplo, os papéis (espaços-tempos) são como profícuos quintais de experimentação e de descoberta da expressão criativa.
Nesse movimento de explorar a potência das materialidades, gestos comuns de produzir um livro acabam levando a um outro lugar: o estado de ateliê.
Exemplos:
carimbar é deixar marcas que compõem novas formas de expressão
odorizar é encontrar cheiros que estimulam a memória criadora e a leitura multissensorial
realejar é bicar frases que levam a imaginação a voar fora da caixa
rechear é trazer o que está dentro para fora por meio de cores, texturas, traços, linhas, contrastes, volumes etc.
costurar é enlaçar fragmentos de si em um convite para ser lido pelo outro
Quais as estações do ATELIÊ FÁBRICA DE LIVRO?
carimbadeira: estação composta por duas mini esteiras rolantes automáticas que carimbam frases aleatórias no papel, além de uma variedade de carimbos analógicos de madeira, diversos objetos carimbantes e almofadas de tinta que possibilitam criar arranjos estéticos únicos entre palavras e imagens
odorizante: estação composta por um autômato que borrifa cheiros, oportunizando a escolha da fragrância, como elemento discursivo, para envolver a narrativa/poesia
realejo: estação que oferece, à moda de um realejo, palavras-sorte que podem compor o livro
recheio: estação composta por materiais diversos para compor imagens e demais expressões artístico-literárias
costura: estação com materiais e orientações para unir miolo e capa
Qual é o público-alvo?
O ATELIÊ FÁBRICA LITERÁRIA, com a Mala Livro, é voltado para adultos que se interessam em (re)pensar e experimentar as potencialidades das linguagens poéticas na composição do objeto códice, de modo que possam (re)conhecer, a partir da bagagem de vida, de que maneira a própria estrutura física da obra autoral se revela como forma-significante.
Em razão de sua proposta, é convidativo não só para escritores, ilustradores, designers, editores independentes, educadores, bibliotecários, contadores de histórias, pesquisadores e demais apaixonados pela literatura, mas também para todo aquele que considera o brincar de fazer livro como um direito humano.
Qual é o diferencial desta proposta?
Além de um preço especial, os proponentes (JulliPop, Gui Rossi e Juliana Pádua) têm suas atuações e pesquisas reconhecidas na área em questão, prometendo aos inscritos muitas cócegas nos pensamentos e no sentidos. Saiba mais nos sites: www.malaatelie.com.br e www.julianapadua.com.br.
Ondre fica a livraria?
Está localizada na Rua França Pinto, 97, na Vila Mariana em São Paulo.
Como fazer para participar do ateliê?
colocar este produto no carrinho
efetuar a compra
enviar o comprovante para contato@julianapadua.com.br caso seja pagamento via PIX, TED ou depósito
aguardar a confirmação, por e-mail, com o número da inscrição para retirada da malinha na Livraria NoveSete durante o ateliê
aparecer em dia e hora agendados
Quanto custa?
Em celebração à parceria do Mala Ateliê com a Livraria NoveSete e a plataforma de cursos livres da pesquisadora Dra. Juliana Pádua, o ateliê Fábrica Literária de R$ 195,00 está saindo por R$ 100,00.
Quais são as formas de pagamento?
Cartão de crédito, depósito, PIX ou TED.
LEIA COM ATENÇÃO!
O que saber antes de se inscrever?
-
as vagas são limitadas e preenchidas segundo a ordem de interesse
-
as inscrições são feitas apenas pelo site e mediante pagamento
-
os inscritos vão receber certificados de participação condicionados à presença mínima de 2 horas e meia no ateliê, que acontecerá dia 18/01/25
-
os integrantes do curso O livro e suas mediações, ministrados por Juliana Pádua, têm um cupom especial
-
os livros indicados/apresentados durante o ateliê não estão incluídos no pacote, podendo ser comprados na Livraria NoveSete
-
as malinhas podem ser adquiridas também por quem não conseguir participar do ateliê, bastando sinalizar interesse pelo email contato@julianapadua.com.br ou através do formulário https://forms.wix.com/r/7283918015773541147
-
os pedidos de malinhas para envio pelos correios devem ser feitos até 20/01/25
-
as malinhas avulsas, que não fazem parte da ação presencial, vão ser enviadas em até 30 dias após a compra
-